Com a adoção cada vez maior do PIX, é cada vez mais comum usar transferências PIX para realizar transferências emergenciais durante a madrugada, friados e principalmente finais de semana. Com o PIX o brasileiro passou a ter a unipresença do acesso ao dinheiro, desde que ele tenha um dispositivo eletrônico com uma conta de pagamento com uma chave PIX e acesso a internet.

Ter a possibilidade de realizar um pagamento fora do expediente bancário é maravilho, mas exige alguns cuidados, cada instituição bancária possui sua própria política de como essas transferências são feitas e compensadas e nem sempre elas são informadas de forma clara para seus clientes.

Algumas políticas adotadas por instituições financeiras são:

  • Alçadas de movimentação menores fora do expediente bancário, principalmente finais de semana;
  • Identificação da compensação na conta de destino, mas impossibilidade parcial ou total de uso de saldo até o próximo dia útil;
  • Identificação da compensação na conta de destino com data no próximo dia útil.

O objetivo dessas políticas é proteger os clientes de fraude ou garantir a reversão parcial ou total da transferência até que a equipe de atendimento e backoffice da instituição esteja em pleno funcionamento.

Imagine a seguinte situação, você e um grupo de amigo(a)s vão a um restaurante e no decorrer do almoço parte dessas pessoas optam por transferir o valor referente ao consumo delas para você via PIX andes de irem embora. Quando é pedida a conta o valor cobrado é alto e o saldo em conta que você possue não é o suficiente caso os valores trasferidos por PIX não possam ser utilizados e você não tem outra forma de realizar o pagamento. Agora, imagine que essas transferências constam no extrato, mas você não pode usar o valor ou não pode usar o valor integral até o próximo dia útil.

Não é exatamente uma situação agradável, certo?

Então, ficam três dicas, consulte a instituição que você usa sobre política de disponibilidade de saldo recebido via PIX nos feriados e finais de semana, normalmente você pode conseguir essa informação com o seu gerente ou através dos diferentes canais de atendimento.

Caso a sua conta principal esteja em uma instituição que possua alguma política de restrição, considere mudar a sua conta principal para outra instituição que faça a liberação pelo menos parcial desses valores ou mantenha uma conta alternativa com algum saldo emergencial ou ainda mantenha uma conta alternativa em uma instituição que disponibilize 100% do saldo mesmo aos feriados e finais de semana.

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